Instruções

Instruções



Para você que quer saber como produzir os seus materiais e fechar o seu arquivo corretamente, estamos disponibilizando esse manual de
instruções. Leia com atenção e produza os seus materiais corretamente.

 Como Configurar PDF x-1A

Gabaritos
Você deve fazer os seus materiais dentro dos Gabaritos, que são arquivos predeterminados para você fazer a sua arte. A gráfica só imprime
materiais enviados dentro desses arquivos. Para obter os Gabaritos, você deve baixá-los do site da gráfica, abrir no Corel Draw, e também salvar
nesta versão.

Esses arquivos já têm as margens colocadas no local correto. Respeite as margens para que o seu material não seja prejudicado. Não coloque
informações importantes além da margem de segurança, senão elas serão cortadas. O fundo, seja ele vetor ou imagem, deverão ultrapassar a linha
de corte, para que não fiquem filetes brancos em volta do material. Preste atenção na imagem abaixo, pois ela é muito importante.



Imagens e cores
Se você usar imagens no seu material, lembre-se sempre de que elas deverão estar em formato Bitmap e no modo de cor CMYK. As imagens devem
ter no mínimo 300 dpi's de resolução. Evite fazer materiais com frente escura e verso claro, ou frente clara e verso escuro, isso poderá manchar o lado
mais claro do produto.

Preenchimentos
e contornos também devem estar em CMYK. A empresa não aceitará materiais com cores em Pantones ou RGB. Por isso, faça sua arte
utilizando a Paleta de Cores CMYK. Caso em seu arquivo tenha cores em Pantones ou RGB, converta-as antes de enviar para a produção.
 
Entenda 4x0, 4x1 e 4x4
A maioria dos materiais impressos, são feitos pelo processo de policromia até chegarem ao resultado final.
POLI + CROMIA = conjunto de várias cores a escala CMYK é formada pela combinação das cores:
Azul (Ciano), Vermelho (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto ( Black) que formam esse processo de policromia.
Com essas cores combinadas, podemos ter infinitas possibilidades para a execução de uma Impressão.
4x—0 = São 4 cores impressas na frente do cartão e nenhuma impressão no verso.
4x—1 = São 4 cores impressas na frente do cartão e uma cor apenas no verso, no nosso caso somente em tons de cinza.
4x—4 = São 4 cores impressas na frente e verso do cartão

Textos e fontes
Para evitar problemas com fontes no seu material, você deverá convertê-las em curvas. Deverão ter também mais de 7 pontos de tamanho para manter a
boa resolução e legibilidade. Procure também não utilizar fontes com traços muito finos, para que não perca a sua resolução.

Preenchimentos com as cores Preta e Azul
Para fazer um preto mais "vivo", não utilize o preto com 100% nas quatro cores (CMYK), isso sobrecarrega a má¡quina e propicia uma chance de
manchas no seu material, além de as cores não encaixarem, principalmente em fontes, podendo ficar fora de registro devido ao excesso de cor.

Para obter um preto mais "vivo", utilize esta regra C: 25% M: 25% Y: 0% K: 100%. Assim, você evita erros de impressão e tem uma qualidade maior no seu impresso.
Esta fórmula você poderá usar para efeitos com Degradê. Uma dica: utilize esta regra apenas quando for fazer um fundo preto, ou
quando esta cor tiver um destaque maior na sua arte. Nâo é recomendado para fontes e objetos pequenos.

Azul Escuro

O padrão do Corel Draw utilizado para cor Azul Escuro ou Marinho no Corel Draw é o C:100 M:100 Y:0 e K:0, porém, resultará em uma tonalidade roxa ao ser impressa.

A Inkcard aconselha a utilização da composição: C:100 M:80 Y:0 e K:10 para o azul. Veja no exemplo abaixo.


Você pode utilizar outras variações também. Mas atenção: Lembre-se sempre de adicionar 20% a mais de Ciano em relação a cor Magenta, pois, quando os percentuais de magenta e ciano são iguais ou próximos, o magenta tende a ganhar destaque na impressão, puxando sempre para uma tonalidade roxa, e não azul como esperado.

IMPRESSÃO SOBREPOSTA OU OVERPRINT

A impressão sobreposta é uma opção de configuração do preenchimento de um objeto. Softwares gráficos permitem essa configuração, algumas vezes até a impõe, mas é preciso tratar essa possibilidade com muito cuidado e usá-la apenas se você tem certeza da sua aplicação.

Normalmente, na imagem gerada para a impressão, é deixada uma “reserva” de papel em branco abaixo de cada objeto:

(impressão 01)
--------------------------------------
(impressão 03)
--------------------------------------
(impressão 03)
--------------------------------------

Mesmo havendo objetos coloridos abaixo do TEXTO, a cores nesta área coberta pelo TEXTO não serão impressas. O mesmo acontece com o objeto em Ciano, onde a área que está sendo coberta pelo objeto Magenta não será impressa.

As cores são separadas desta maneira para que apenas as partes visíveis de cada objeto sejam impressas e o resultado final seja como visto na tela.


O QUE ACONTECE SE A IMPRESSÃO SOBREPOSTA ESTIVER ATIVADA?
A ativação de impressão sobreposta a um objeto faz com que as cores desse objeto sejam impressas sobre as cores dos objetos que estiverem abaixo, resultando em certa "transparência". 

Veja como ficaria a separação das cores para impressão da mesma arte do exemplo anterior, com a impressão sobreposta ativada a todos os objetos:


Mesmo existindo o objeto TEXTO cobrindo os objetos Ciano e Magenta, os objetos serão impressos por inteiro, sem a reserva. Isso fará com que a cores se misturem no papel, causando uma impressão muito diferente da visualizada em tela.


IMPORTANTE SABER:

– A impressão sobreposta é aplicada a objetos, sejam vetoriais, textos ou imagens;

– Quando a impressão sobreposta é ativada em um objeto, a sobreposição da impressão acontecerá nos objetos que estiverem abaixo. Objetos acima não são afetados.



Efeitos especiais
Se você utilizar efeitos especiais no seu material, você terá que fazer algumas alterações neles antes de enviar o seu arquivo para a gráfica.

Mistura, Contorno interativo e Extrusão, você deverá Separar esses efeitos através do Corel Draw. Envelope, Distorção e Perspectiva,
você deverá convertê-los em curvas. Sombra, você deverá fazer o comando Separar grupo de sombreamento e converter a sombra em Bitmap.

Acabamentos

Corte
Se você for fazer um material com corte, você deve marcar o local onde será cortado o produto, com uma linha pontilhada e deixar uma margem de
segurança à esquerda e uma na direita da linha de corte. A distância das linhas deve ser entre 2 e 5 mm.

Os cortes inferiores a 4,5 cm, os transversais e os cortes em cruz não são produzidos pela gráfica.

Faca para Materiais Especiais
Faca, uma ferramenta utilizada para fazer alguns acabamentos especiais como vinco, corte especial e meio corte. Quando você for utilizar-se desta
ferramenta, você deverá ficar atento a algumas regras para que seu material não saia com erro de corte.

Faca para Imã
Quando você fizer faca para Imã, lembre-se de deixar todos os cantos arredondados, pois como vai uma manta imantada colada no verso do
material, uma faca com pontas não vai cortar o material corretamente. Além dos cantos, desenhe a faca desejada, e sangre 2 mm para fora
(sangra) da faca e 2 mm para dentro (segurança) da faca.

Faca para Adesivo
No adesivo, não existe a necessidade de arredondar os cantos. Porém, você não pode deixar de fazer a sangra e a margem de segurança, que são de
1,5 mm para dentro da faca e 2 mm para fora da faca.

Faca para Vinco
Para o vinco, você deverá fazer a marcação do local e deixar para cada lado da linha marcada do vinco uma margem de segurança que vai de 2 a 5
mm, podendo variar de acordo com o material. Além desta marcação, tem o desenho da faca onde irá cortar junto com vinco. O procedimento ficará o
mesmo, linhas de segurança de 2 mm para dentro da faca e 2 mm para fora da faca.

Meio-corte
O meio-corte é um acabamento usado principalmente em adesivos. Pois somente o adesivo, e não o papel onde ele é colado, é cortado, na forma
determinada pelo cliente. Para ser feito o meio corte é necessário o desenho de uma faca, que terão a forma desejada do adesivo.

Dobras
Você tem a opção de fazer uma ou duas dobras nos seus materiais. O acabamento de apenas uma dobra pode ser feito em materiais com as
gramaturas de papel de 120 e 150 gramas. Marque o local da dobra no material e as linhas de segurança, que pode variar de 2 a 5 mm. Estas
linhas são importantes para que informações do seu material não sejam dobradas e fiquem ilegí­veis.

Em um material com duas dobras como um folder, por exemplo, o procedimento é o mesmo. Porém, preste atenção no fato de que o folder tem
propriedades "espelhadas". Ou seja, a parte da frente (capa) do folder será feita na parte direita do modelo do arquivo. O verso da mesma vai
espelhar, ou seja, ela vai imprimir do lado esquerdo. Cuidado com as marcações das dobras, pois as mesmas também espelham.

As dobras transversais e em cruz são produzidas pela gráfica por orçamento.

Vinco
O vinco é feito pela gráfica para que você possa dobrar o produto posteriormente. Ele são pode ser feito em produtos com gramaturas
maiores, como o Couchê de 250 gramas.

Os vincos não podem ser feitos em materiais com verniz, porque este processo "quebraria" o verniz. Para este acabamento, também existe a
necessidade do desenho de uma faca onde serão feito o vinco, a não ser que o material já venha com este acabamento incluso, como é o caso dos
produtos Pastas e Calendário de Mesa.

Vincos na transversal e cruzados não são produzidos pela gráfica.

Verniz
O verniz é utilizado para deixar mais sofisticado o aspecto do material. Quando o verniz é aplicado no material todo, chamamos de Verniz Total,
quando é aplicado em algumas partes do material (como em apenas uma logomarca), chamamos de Verniz Localizado.

Caso você queira usar o verniz localizado, para dar uma ênfase na sua logomarca, por exemplo, você deve fazer a máscara de verniz. Para fazer
esta máscara, você deverá copiar o objeto (no qual você quer aplicar o verniz) em outra página do Corel Draw e pinta-lo de preto. Mas preste
atenção, ele tem de estar em preto 100% e permanecer na mesma posição do original.

A máscara do verniz deve também estar convertida em Bitmap Tons de Cinza, com resolução mínima de 300 dpi's. Cuidado quando você for converter
para Tons de Cinza, certifique-se de que ele esteja 100% preto ou G:0.

Caso o espaço que o seu verniz localizado for ocupar seja maior que 30% da área do material, você terá que selecionar a opção 30% a mais de verniz
na hora da compra. Pois o valor do produto serão diferente.

Serrilha
A serrilha é um picote feito em papel para que ele seja destacado. são utilizada normalmente em ingressos, tickets, e outros materiais
criativos. Você deverá fazer uma linha pontilhada no local onde deseja que a serrilha seja feita. Deverá também fazer duas linhas, uma à  
direita e outra à esquerda da linha que marca a serrilha. Estas linhas servem como linhas de segurança. A distância das linhas deve estar entre 2 a 5 mm.

Furo
O acabamento furo normalmente é utilizado em tags, mas também pode ser usado para fazer cartões de visita. A gráfica disponibiliza furos de 3 e
5 mm de espessura. Lembre-se de fazer o furo também dentro das margens de segurança.

Faça uma margem de segurança circular em volta do furo para que você não coloque muito perto dele algumas informações que poderão ser cortadas
durante a produção na gráfica. Essa espécie de margem circular deve estar a uma distância de 2 mm do furo.

Cantos arredondados
Há um acabamento que pode ser feito em cartões de visita. No final, eles parecem com cantos de cartão de crédito. Você não precisa fazer a faca
para este material, pois a empresa disponibiliza uma faca padrão, basta apenas você comprar o acabamento.

Fechando o arquivo
Depois de tudo pronto, confira passo a passo todos os itens deste manual, para que o seu arquivo saia do jeito que você quer. Faça o seu check-list:
1) Fontes convertidas em curvas.
2) Bitmap's em modo de cor CMYK.
3) Resolução das imagens com, no mí­nimo, 300 dpi´s.
4) Conferir se o arquivo está dentro do Gabarito e obedecendo as margens de corte e segurança.
5) Verificar se preenchimentos e contornos estão em CMYK.
6) Efeitos Especiais do CorelDraw, todos devidamente convertidos.
7) Sombra, Degradê e PowerClip convertidos em Bitmap´s.
8) Cores Especiais como Preto e Azul, estão dentro das regras.
9) Os acabamentos utilizados estão devidamente marcados e com as suas margens de segurança.
10) Desenho de Facas, quando necessário. Verificar se estão na posição correta e
com as distâncias corretas tanto de sangra quanto para segurança.
11) Facas para Imã. Verificar se estão com cantos arredondados.
12) Para uma Última verificação, vá em propriedades do documento e verifique se
não há mais nenhum item fora do Gabarito, que é padrão da empresa.

Um produto para cada arte:
Ao realizar o seu pedido com diversas artes, lembre-se de adicionar o produto desejado diversas vezes em seu carrinho de compras. NÃO utilize a opção “+” para duplicar o seu material, assim, será possível anexar apenas 1 arquivo. INSIRA o produto novamente no seu carrinho de compras. 
Prazos:
O prazo inicia a contagem após a confirmação de pagamento.
Para pedidos confirmados até às 12h, o prazo começa a contar ainda no mesmo dia, sendo o primeiro dia útil de produção o próximo, pois terá completado 1 dia de produção.  Já os pedidos confirmados após o horário, entrarão em produção somente no próximo dia útil.
Os dias úteis são de segunda a sexta-feira. Sábados e domingos não são contados como dias úteis. 
O prazo de frete não está incluído no prazo de produção. O prazo de produção dependerá da modalidade escolhida no ato da compra.

Confira alguns exemplos:

Adicionar o InkCard a sua tela inicial

Clique em para acessar o menu e adicionar o App do InkCard a Tela Inicial.

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